Comunicação de Risco: Proibição de lotes dos produtos Fórmulas Infantis emPó, marcas Similac, Alimentum e Elecare

ALERTAS GRAVE

A ANIVSA informou a publicação da RESOLUÇÃO-RE Nº 682, DE 3 DEMARÇO DE 2022, D.O.U. de 04/03/2022, a qual proíbe a comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso, dos lotes dos produtos relacionadosabaixo, produzidos pela empresa Abbott Nutrition (Sturgis/Michigan - EUA).

Produtos:

Fórmula Infantil em Pó, marca Similac, lotes: 22 a 37 com K8 SH Z2;

Fórmula Infantil em Pó, marca Alimentum, lotes: 22 a 37 com K8 SH Z2;

Fórmula Infantil em Pó, marca Elecare, lotes: 22 a 37 com K8 SH Z2.

A medida foi motivada considerando o alerta sobre internações de lactentesapós o consumo das fórmulas infantis em pó fabricadas nas instalações da Abbott Nutrition em Sturgis, Michigan/EUA, possivelmente causadas por Cronobactersakazakii e Salmonella. Tal alerta foi emitido pela Administração de Alimentos eMedicamentos dos Estados Unidos - FDA e está disponível em suapágina https://www.fda.gov/news-events/press-announcements/fda-warnsconsumers-not-use-certain-powdered-infant-formula-produced-abbott-nutritionsfacility.

FONTE: REALI - Comunicação de Risco nº 07/2022 – VISA – Proibição de lotes dosprodutos: Fórmulas Infantis em Pó, marcas Similac, Alimentum e Elecare, produzidos por Abbott Nutrition (Sturgis/Michigan - EUA). Grupo Técnico da Rede deAlerta e Comunicação de Riscos de Alimentos – REALI. Coordenação de Inspeção eFiscalização Sanitária de Alimentos. ANVISA.

Florianópolis, 04 de março de 2022.