Notificação da OMS de comercialização de produto a base de vitamina A falsificado

A ANVISA informaa publicação da RESOLUÇÃO RE Nº 1.168, DE 19 DE MARÇO DE 2021, notificação da OMS, Medical Product Alert Nº 1/2021, referente a produtos fonte de vitamina A e vitamina E falsificados e encontrados no comércio de Chade, em região da África.
Os produtos são denominados “Vitamina A (retinol)”, mas não há clareza se os produtos seriam medicamentos ou suplementos alimentares. Os produtos originais são fabricados por Accucaps Industries Limited e Banner Pharmacaps (Canada) Ltd e, portanto, não são empresas brasileiras. De acordo com a notificação da OMS, a rotulagem dos produtos indica os números de lote UI4004 (da Accucaps) e 39090439 (da Banner), cujos lotes dos produtos originais teriam seus prazos de validade vencidos em 2012 e 2009, respectivamente.
 
Seguem imagens das embalagens e das informações compiladas dos produtos falsificados.

alerta OMS

A ANVISA solicita que seja informado para a agência, caso tenham conhecimento sobre a presença desses produtos no mercado brasileiro ou de ações de fiscalização relacionadas ao produto.

FONTE: Alerta nº 02/2021 - Grupo Técnico da Rede de Alerta e Comunicação de Riscos de Alimentos – REALI - Coordenação de Inspeção e Fiscalização Sanitária de Alimentos - COALI/GIALI/GGFIS/ANVISA.
Florianópolis, 24 de março de 2021.