REALI Notícia nº 27/2023 – Dia Mundial da Segurança de Alimentos

O Dia Mundial da Segurança de Alimentos é celebrado todo 7 de junho, para chamar a atenção e inspirar ações voltadas para prevenir, detectar e gerenciar riscos de origem alimentar. Neste ano, em sua quinta versão, o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO/OMS) foi “Padrões alimentares salvam vidas”.

De acordo com o órgão, a escolha do tema tem como objetivo reconhecer a importância dos padrões alimentares em todo o mundo para manter os consumidores seguros, além de apoiar um mercado equitativo de alimentos. 

Corinna Hawkes, Diretora da Divisão de Sistemas Alimentares e Segurança de Alimentos da FAO, convidou o setor a engajar o tema com ações significativas no próximo dia 7 de junho. É importante que os formuladores de políticas, profissionais e investidores reavaliem e redefinam suas atividades para aumentar a produção e o consumo sustentáveis de alimentos seguros.

Visando incentivar as ações de conscientização em 2022, a FAO disponibilizou um guia para que profissionais, empresas, instituições e o Governo possam obter ideias sobre como participar desta data.

O guia do evento está disponível em seis idiomas oficiais da ONU: árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol.

Em comemoração à essa data solene, no dia 07/06, a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com apoio de várias instituições incluindo a Anvisa, irá promover o evento “DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA DOS ALIMENTOS 2023:  NORMAS ALIMENTARES SALVAM VIDAS”. Para inscrição, que é gratuita, e maiores informações do evento, segue material de divulgação.

E aí no seu estado ou município, como estão os preparativos para o 07 de junho, Dia Mundial da Segurança de Alimentos?

Contem-nos sobre as atividades que foram ou serão feitas pela visa local, por meio do link https://forms.office.com/r/L7cZgHhj73, para que possamos consolidar essas informações e obter um panorama das ações conduzidas no Brasil. 

O objetivo do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos é encorajar todos, do produtor ao consumidor, a adotar padrões de segurança de alimentos ao longo da cadeia de produtiva de alimentos. Isso ajudará a reduzir as doenças transmitidas por alimentos, que são quase totalmente evitáveis.

FONTE: REALI Notícia nº 27/2023 – Dia Mundial da Segurança de Alimentos. Grupo Técnico da Rede de Alerta e Comunicação de Riscos de Alimentos – REALI/Coordenação de Inspeção e Fiscalização Sanitária de Alimentos - ANVISA.

Florianópolis, 01 de julho de 2023