SISAGUA

 

Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano - SISÁGUA

O SISAGUA constitui um sistema de informação que gerencia as informações de qualidade da água, tais como os resultados de laudos de análise para potabilidade, além dos dados de cadastros dos Sistemas de Abastecimento de Água e Soluções Alternativas Coletivas e Individuais, atuando como um instrumento de trabalho dentro do Programa Nacional VIGIAGUA.

Tem como finalidade auxiliar o gerenciamento de riscos à saúde a partir dos dados gerados rotineiramente pelos profissionais do setor saúde (Vigilância) e responsáveis pelos serviços de abastecimento de água (Controle) e da geração de informações em tempo hábil para planejamento, tomada de decisão e execução de ações de saúde relacionadas à água para consumo humano.

O sistema de informações SISAGUA é utilizado no âmbito nacional, sendo que cada Estado é responsável por promover a capacitação dos fiscais municipais e fornecer a liberação de acesso para o sistema dentro da sua região de abrangência.

Quem está autorizado a utilizar o sistema de informação?

Como é uma ferramenta de trabalho da Vigilância, seu acesso é restrito aos profissionais de Vigilância Sanitária e Ambiental. O Ministério da Saúde também disponibiliza perfis de acesso para os Prestadores de Serviço de Abastecimento de Água para que alimentem no sistema seus dados de controle de qualidade da água. Existem ainda perfis específicos para consulta dos resultados de monitoramento da qualidade da água disponibilizado mediante justificativa de acesso para determinados órgãos que realizem ações vinculadas ao VIGIAGUA. Todos os perfis de acesso são liberados mediante capacitação dos técnicos da Gerência de Saúde Ambienta (GESAM)l da Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina (DIVS).

Para transparência das informações e para o público em geral, a GESAM/DIVS disponibiliza mensalmente os dados no Boletim da Qualidade da Água na aba Publicações DIVS. Cabe destacar que os dados disponíveis no Boletim da Qualidade da Água, são extraídos do SISAGUA no dia 15 de cada mês e a informação completa depende da alimentação do sistema realizada pelo fiscal municipal.

Atenção Fiscais de Vigilância! Fique atento aos INFORMES SISAGUA SC (disponível na aba Publicações DIVS) e mantenha-se atualizado quanto às informações que se referem a alimentação do Sistema de Informações de Vigilância da Qualidade da Água (SISAGUA) clicando nas últimas edições e baixando os informes na íntegra para leitura completa.

Devido atualização constante dos formulários pelo Ministério da Saúde, os formulários são disponibilizados para Prestadores de Serviço de Abastecimento e Vigilâncias Sanitárias na página externa do SISAGUA.

Atenção:

Para acessar os dados públicos do SISAGUA, acesse o PAINEL INTERATIVO do Ministério da Saúde clicando aqui.

ACESSE O SISTEMA SISAGUA