Capacitação VSPEA promovida pela Gerência Regional de Saúde de Mafra no município de Itaiópolis/SC

Profissionais da saúde, como médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e o Grupo de Trabalho Agrotóxico (GT VSPEA) Municipal de Itaiópolis e representantes dos GTs VSPEA de Canoinhas e Mafra participaram de capacitação sobre o fluxo de trabalho no atendimento às intoxicações exógenas por agrotóxicos e demais agravos a saúde do trabalhador na tarde de 22 de agosto de 2023, no Auditório da Prefeitura de Itaiópolis.

O evento foi organizado pela Vigilância Epidemiológica da Gerência Regional de Saúde de Mafra/SC para Itaiópolis, o qual é um dos municípios de Santa Catarina prioritários para a atuação da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA).

O Programa VSPEA tem sido implementado nos municípios prioritários do Estado de Santa Catarina desde 2021, como uma demanda do Ministério da Saúde devido a importância do agravo de intoxicação exógena por agrotóxico, o qual é considerado um problema de saúde pública. As biólogas da GERSA/Mafra: Bibiane Armiliato de Godoy, Janaína Hartinger e Vanessa Pecini da Cunha apresentaram o Programa VSPEA e, em seguida, outras temáticas foram abordadas.

Dentre essas, as Intoxicações por agrotóxicos – aspectos clínicos e laboratoriais, apresentado pela professora Dra. Cláudia Regina dos Santos, Supervisora do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC) e a Notificação e agravos relacionados com a saúde do trabalhador, abordado pela Daniela Soares da Silva, enfermeira do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado de Santa Catarina (CEREST/SC). Este evento é um exemplo de como os GTs Agrotóxicos podem atuar na sua região a fim de suprir as demandas identificadas durante o reconhecimento territorial e epidemiológico realizado para o planejamento das ações em VSPEA.