INSTITUCIONAL

QUEM SOMOS

DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

A Diretoria de Vigilância Sanitária, vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde, é o órgão da Secretaria de Estado da Saúde que coordena as ações de vigilância sanitária no Estado de Santa Catarina. Busca promover e proteger a saúde da população por meio de estratégias e ações de educação, regulação, fiscalização e monitoramento para eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde intercedendo nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, de produtos de uso e de consumo, da prestação de serviços de saúde e de interesse da saúde, e saúde do trabalhador. Atua também no pós comércio, investigando situações que envolvem queixas técnicas e reações adversas relacionadas a medicamentos, produtos para saúde, sangue e hemocomponentes.

Busca ainda mobilizar e motivar a população a aderir as práticas sanitárias que estimulam mudanças de comportamento, formação da consciência sanitária e a promoção da saúde.

 

Diretora da Vigilância Sanitária

  • Lucélia Scaramussa Ribas Kryckyj
  • 48 3665-9796
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Assistente de Direção

CONHEÇA A ESTRUTURA DA DIVS

organograma divs

  • MISSÃO

    Promover e proteger a saúde da população. Promover ações integradas e articuladas. Atuar na supervisão e avaliação em Vigilância Sanitária.

  • VISÃO

    Coordenar a rede estadual de Vigilância Sanitária, garantindo a inclusão social e a construção da cidadania para a proteção da vida.

  • VALORES

    Ética, responsabilidade, compromisso social, conhecimento técnico, comunicação da informação, agilidade e transparência.

ATUAÇÕES DA DIVS

Nos locais de produção, transporte e comercialização de alimentos.

Bares, restaurantes, mercados, frutarias, açougues, peixarias, frigoríficos, indústrias e rotulagem de alimentos, transportadoras, embaladoras, importadoras, exportadoras e armazenadoras de alimentos, etc.

Nos locais de produção, distribuição, comercialização de medicamentos, produtos de interesse para a saúde.

Farmácias, drogarias, perfumarias, saneantes, produtos de higiene, produtos hospitalares (indústria, comércio e rotulagem) importadora, exportadora, distribuidora, transportadora, armazenadora de medicamentos, cosméticos e saneantes.

Nos locais de serviços de saúde.

Hospitais, clínicas médicas e odontológicas, laboratórios, asilos, presídios, profissionais desaúde, etc..

No meio ambiente.

Controla a qualidade da água, ar, solo, saneamento básico, calamidades publicas, transporte de produtos perigosos, monitora os ambientes que causam danos à saúde, entre outros.

Nos ambientes e processos do trabalho/saúde do trabalhador.

Intervenção nos ambientes e processos de trabalho visando minimizar os riscos existentes.

Na pós-comercialização.

Investiga situações que envolvem reações adversas a medicamentos, sangue e produtos para saúde, intoxicação por produtos químicos, etc.

Nos projetos de arquitetura.

Analisa projetos de construção, reforma, adaptação ou ampliação no que interfere na saúde das pessoas, em residências, hospitais, clínicas, fábricas, escolas, etc.

Em locais públicos.

Shoppings, cinemas, clubes, óticas, postos da gasolina, estádios, piscinas, escolas, cemitérios, salões de beleza, portos, aeroportos, áreas de fronteira, entre outros.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Apoio ao Gabinete
Coordenador(a) Núcleo de Análise de Processos Administrativos - ANAP
Coordenador(a) do Núcleo de Análise de Projetos Arquitetônicos - ANARQ
Coordenador(a) do Núcleo de Gestão da Qualidade - NGQ
Gerente de Saúde Ambiental - GESAM
Gerente de Saúde do Trabalhador - GESA
Gerente de Inspeção e Monitoramento de Produtos - GEIMP
Gerente de Inspeção e Monitoramento de Serviços - GEIMS
Chefe da Divisão Unidade Descentralizada de Recursos Humanos
Chefe de Divisão de Protocolo
Núcleo de Descentralização - NDVISA
Núcleo de Administrativo/Financeiro Coordenador

OUVIDORIA DA SAÚDE SUS/SC

A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina – Ouvidoria SES/SC, é o meio oficial e legítimo para que o cidadão possa levar suas questões ao conhecimento dos gestores e por meio do qual recebe esclarecimentos e informações em saúde.

Somos um instrumento de participação social e gestão, pois atuamos como um canal de comunicação e um elo entre a população e o poder público. Antes de procurar a Ouvidoria, tente resolver a situação no local onde ele ocorreu, seja no posto de saúde, hospital, secretaria municipal de saúde, etc.

Dessa forma, seu atendimento será muito mais ágil. Qualquer pessoa pode acionar a Ouvidoria. Basta fornecer os dados necessários para o cadastro da demanda. Ao ligar para a Ouvidoria, tenha em mãos o seu Cartão Nacional do SUS, CPF, endereço completo, telefone e e-mail, se tiver.

0800 048 2800