Diretoria de Vigilância Sanitária ministra palestra no Curso de Jovens Empreendedores rurais

Em 6 de abril no CETREVILLE, Joinville/SC, a Divisão de Alimentos da Diretoria de Vigilância Sanitária ministrou a palestra sobre Legislação sanitária e a legalização para agroindústria, no Curso de Jovens Empreendedores 2022 – Agroindústria de Produtos de Origem Vegetal. O objetivo da palestra foi apresentar para os jovens empreendedores rurais as principais legislações sanitárias da área de alimentos e simplificação, bem como sobre a inclusão produtiva com segurança sanitária.

Os temas abordados pela Divisão de Alimentos foram o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, formalização, competências de fiscalização (VISA/MAPA), procedimentos para regularização das agroindústrias sujeitas a Vigilância Sanitária, inclusão produtiva com segurança sanitária, boas práticas de fabricação, legislação sanitária e de simplificação.

O curso é promovido pelas gerências regionais da EPAGRI Joinville e Itajaí, com a participação de 8 empreendedores rurais, e tem como objetivos construir e oferecer conhecimentos para desenvolver competências nas áreas humana, social, ambiental, técnica e de gestão da propriedade rural, além de capacitar os jovens para a execução de atividades agropecuárias rentáveis, melhorando a qualidade de vida e viabilizando a permanência desse grupo no campo.

Desde 2013 a EPAGRI vem capacitando jovens na formação em empreendedorismo rural. Em 2022 acontece a primeira formação em agroindústria, com ênfase em produtos de origem vegetal. Os encontros acontecem em Joinville, a cada 15 dias, finalizando em julho com o desenvolvimento de um projeto de agroindústria na propriedade. As vagas são oferecidas para toda região e conta com uma grade de temas que permite ao jovem conseguir implementar e gerir seu próprio negócio rural.

Para informações: https://www.epagri.sc.gov.br

Florianópolis, 08 de abril de 2022.