A Diretoria de Vigilância Sanitária participa do Movimento Abril Verde

O Abril Verde é um Movimento desenvolvido em alusão ao Dia Mundial da Saúde e ao dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. No Brasil, a Lei nº 11.121 de 2005, instituiu o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Em Santa Catarina, a Lei 17.389 de 2017, instituiu o mês de Abril dedicado à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, visando ações de Prevenção de Acidentes e Doenças do Trabalho no Estado de Santa Catarina.

O Movimento Abril Verde tem como objetivo a realização de ações preventivas de acidentes e doenças do trabalho. As ações da Vigilância Sanitária Estadual, relacionadas à saúde e segurança dos trabalhadores são realizadas pelos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador - CERESTs, os quais atuam nas macrorregiões do estado através da fiscalização, educação permanente e diversas ações desenvolvidas em parceria com órgãos públicos, principalmente com o MPT-SC.

Informações extraídas do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) referentes ao período entre 2006 a 2022, apontam o registro de 4.055 acidentes de trabalho fatais em SC. O grupo de ocupação com maior número de óbitos por acidentes de trabalho fatais neste período é o dos trabalhadores da produção de bens e serviços industriais, seguido dos trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca.

Segundo os dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, em 2020 Santa Catarina foi o 5º estado brasileiro que mais gastou (R$ 2,1bi) com Despesa Previdenciária - Auxílio-doença por acidente do trabalho (B91). Os dados apurados, indicam que o setor econômico em Santa Catarina com maior número de acidentes de trabalho no período de 2012 à 2020 é o de atividades de atendimento hospitalar. Já o setor com maior número de afastamentos (B91) é o de transporte rodoviário de carga e o setor econômico com maior número de afastamentos (B31) é o da Administração pública Geral .

As cinco atividades econômicas em Santa Catarina com maior número de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) registradas, no período de 2012 à 2020 são: atividades de atendimento hospitalar, fundição de ferro e aço, abate de suínos, aves e outros pequenos animais, comércio varejista de mercadorias em geral (hipermercados e supermercados) e administração pública em geral.

Para alertar a população a respeito destes dados, neste mês de abril serão realizados eventos e ações que fazem parte desta campanha. Um dos eventos acontecerá nos dias 12 e 13 no município de Chapecó: VIII Semana Municipal de Prevenção de Acidentes em Saúde do Trabalhador- SEMPAT e que terá transmissão on-line no You Tube pelo canal do Programa Practice UFFS: https://www.youtube.com/c/PRACTICEUFFSLIVES