ALERTA Nº 0010/2025: ALERTA SOBRE AS DOENÇAS DIARREICAS AGUDAS DDA DURANTE O VERÃO

O verão é historicamente o período de maior incidência de surtos de Doenças Diarreicas Agudas (DDA) em Santa Catarina. Esse aumento está relacionado a uma combinação de fatores ambientais, comportamentais e populacionais característicos da estação, como o aumento expressivo do fluxo turístico, o maior consumo de alimentos fora do domicílio, as temperaturas mais elevadas e a maior exposição a águas impróprias para banho.

destaques ultimas noticias doencas diarreicas

As DDA caracterizam-se, de modo geral, por alterações no funcionamento do trato gastrointestinal, que podem ser acompanhadas de sintomas como náuseas, vômitos, febre e dor abdominal. Em situações específicas, podem ocorrer sinais indicativos de maior gravidade, exigindo atenção e acompanhamento adequados.

 Os agentes etiológicos envolvidos são diversos, incluindo vírus, como rotavírus, norovírus e adenovírus; bactérias, como Escherichia coli (enteropatogênicas), Salmonella, Shigella, e parasitas, como Cryptosporidium, Cyclospora e Giardia, entre outros.

Diante deste cenário, as áreas que compõem a Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV), emitiram o ALERTA Nº 0010/2025, com o objetivo de orientar os serviços e profissionais de saúde, bem como a população, quanto às medidas necessárias para a prevenção de casos e surtos de DDA no período

Florianópolis, 19 de dezembro de 2025.