BOLETIM VIGIFLUOR.SC Nº 13 - ESTRATÉGIA PREVENTIVA DE SAÚDE BUCAL

Captura de tela 2025 02 20 155717

A Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVS/SUV/SES), por meio da Gerência de Saúde Ambiental (GESAM/DIVS) apresenta em fevereiro de 2025 a Edição N. 13 do Boletim VIGIFLUOR/SC.

O Boletim teve o objetivo de prestar a atenção na qualidade da água dos catarinenses, em especial àquelas comunidades abastecidas por Solução Alternativa Coletiva (SAC) e Solução Alternativa Individual (SAI) que não tem fluoreto na água na medida certa, o que pode ocasionar a doença da cárie dental.

A água tratada pela forma Sistema de Abastecimento de água (SAA), apresenta o sistema de fluoretação que deve dispor da quantidade de fluoreto estabelecida pela PORTARIA Nº421/2016/SES (de 0,7 a 1,0 mg/L F). Nessa concentração há blindagem à doença da cárie dental, endo que a faixa estabelecida não pode estar abaixo de 0,7 mg/L, pois pode ocasionar a doença cárie; e nem acima de 1,0 mg/L que pode ocorrer a fluorose dental, entre outras patologias.

Em vista disso, a equipe VIGIFLUOR/SC uniu esforços com a Saúde Bucal/SC (Atenção Primária à Saúde) para uma Campanha educativa que orienta a população que utiliza água sem fluoreto, na medida certa. Então, buscou-se incentivar essas comunidades às práticas rotineiras da escovação dental, da alimentação sem muito açúcar, da ida ao consultório odontológico e do conhecimento da água consumida. A redução da cárie é favorecida pelas boas práticas de saúde bucal, com consequência direta no impacto “SS”: Saúde e Sorrisos!

Florianópolis, 18 de fevereiro de 2025.