CAPACITAÇÃO EM BOAS PRÁTICAS EM CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO – CME

cme

No dia 22/11/2022 foi realizado pela equipe da Divisão de Fiscalização de Estabelecimentos de Saúde (DIFES) da Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual capacitação em “BOAS PRÁTICAS EM CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO – CME” na Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina – AMEOSC localizada no município de São Miguel do Oeste para os profissionais de saúde dos estabelecimentos hospitalares da região de abrangência da Regional de Saúde de São Miguel do Oeste, incluindo os municípios de São Miguel do Oeste, Maravilha, Saudades, Descanso, Iporã do Oeste, Guaraciaba, Mondaí, Modelo, Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul, São José do Cedro, São João do Oeste e Tunápolis.

Os principais temas abordados referente à CME foram aspectos organo-funcionais à luz da RDC 15/2012/ANVISA, processos de limpeza, desinfecção e esterilização de produtos para saúde, monitoramento dos processos, qualificação de equipamentos,  rastreabilidade e tempo de validade de produtos após reprocessamento, com carga horária de 4 horas. No total participaram 31 profissionais, sendo 27 participantes dos hospitais e 4 fiscais de vigilância sanitária. 

O evento foi organizado pela equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária da Regional de São Miguel do Oeste e antiga Regional de Saúde de Maravilha que realizam inspeção nestes estabelecimentos e observou a necessidade e oportunidade de aprimorar o conhecimento destes profissionais, harmonizar as ações de vigilância sanitária, buscando também uma aproximação em relação ao setor regulado e o órgão de fiscalização, com o intuído de melhorar a qualidade dos serviços prestados e a segurança do paciente.

Parabenizamos a iniciativa da equipe e a participação dos profissionais dos diversos estabelecimentos de saúde que estiveram presentes nesta capacitação.

A experiência, que teve manifestações favoráveis pelos participantes, serve de modelo e como iniciativa de uma programação para os trabalhos de 2023.