Capacitações do Programa Vigidesastres-SC

Captura de tela 2024 04 19 172416

Em 2024, a Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina, por meio da Gerência em Saúde Ambiental (GESAM) e da Divisão de Riscos Ambientais(DRA), tem realizado capacitações do Programa de Vigilância em Saúde dos Riscos Associados aos Desastres (VIGIDESASTRES) aos municípios do Estado. As capacitações tem como objetivo apresentar o escopo de atuação do Programa, o qual é baseado na gestão de risco, por meio do desenvolvimento de ações contínuas, visando à redução dos impactos dos desastres sobre a saúde humana, uma vez que essas ocorrências podem desencadear uma Emergência em Saúde Pública (ESP).

Até o momento, foram realizadas seis capacitações, que contemplaram os municípios das Regionais de Saúde de Joinville, Mafra, Jaraguá do Sul, Itajaí, Rio do Sul, Blumenau, Lages, Araranguá, Criciúma, Tubarão e Florianópolis, tendo como público-alvo os Secretários Municipais de Saúde, a Vigilância Sanitária, a Vigilância Epidemiológica, a Assistência Farmacêutica e a Atenção Primária. Estas, foram realizadas em duas modalidades, uma teórica, a qual abordou as ações de vigilância em saúde dos riscos associados aos desastres e uma prática, que consistiu em um exercício simulado sobre chuvas intensas.

Até agora, foram capacitados um total de 354 integrantes do setor saúde de 111 municípios do Estado. No dia 19 de junho, foi realizada esta capacitação na Escola de Saúde Pública de Santa Catarina em São José-SC, para os municípios pertencentes a Regional de Saúde de Florianópolis, com a participação de 39 integrantes do setor saúde.

Até o final deste semestre, a GESAM/DIVS terá ofertado a capacitação para todas as Regionais de Saúde do Estado, de modo a fortalecer as ações do Programa Vigidesastres em Santa Catarina.

Dúvida estamos à disposição para maiores esclarecimentos.