Comunicado da Gestão VIGIAGUA Estadual de SC/GESAM/DIVS sobre a inserção de dados no SISAGUA/MS

vigiagua 0323A Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina por meio da Gerência em Saúde Ambiental e da Divisão da Qualidade da Água, informam as Autoridades Sanitárias Municipais que atuam no serviço de coleta de água para consumo humano e inserção de dados no SISAGUA/MS em território catarinense.

Em virtude das atualizações na plataforma do Ministério da Saúde SISAGUA, inconsistências foram detectadas pela gestão VIGIAGUA de Santa Catarina na inserção de dados dos parâmetros básicos assinalados com Limite de Detecção (LD) e Limite de Quantificação (LQ).

A equipe VIGIAGUA Estadual de Santa Catarina informa que na inserção de dados dos parâmetros básicos NÃO DEVE TER marcação para LD e LQ no resultado. A inserção deve ter o valor bruto numérico no campo “resultado da análise” (veja o recorte do SISAGUA ao lado). Os limites LD e LQ são exclusivos para os parâmetros semestrais (agrotóxicos, orgânicos e inorgânicos), que são análises complexas.

Para que todos tenham acessibilidade à água tratada é necessário o cumprimento da portaria de potabilidade e para isso é essencial o serviço de monitoramento de vigilância sanitária que inclue o serviço de coleta de água e inserção dos dados no SISAGUA/MS.

Baixar Comunicado!