Curso “Águas Envasadas (2022) – Curso de Aperfeiçoamento sobre Industrialização, Distribuição e Comercialização”

A Diretoria de Vigilância Sanitária informa que a Coordenação de Inspeção e Fiscalização Sanitária de Alimentos (COALI) em conjunto com a Coordenação da Gestão da Qualidade de Inspeção Sanitária (CGPIS/GGFIS/ANVISA), ambas da Gerência Geral de Fiscalização e Inspeção Sanitária (GGFIS) da Anvisa, está promovendo o curso “Aperfeiçoamento sobre Industrialização, Distribuição e Comercialização de Águas Envasadas” para os servidores do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e ele já está aberto para os interessados.

O curso visa promover o conhecimento da legislação aplicável e dos procedimentos necessários para se realizar inspeções em empresas de águas envasadas verificando o cumprimento da legislação sanitária aplicável. Com isso o curso aborda os seguintes temas:

Regularização das empresas junto à Anvisa e ANM;

Requisitos sanitários aplicados a águas envasadas e gelo, incluindo rótulo;

Padrões microbiológicos aplicados a águas envasadas;

Legislação de materiais em contato com alimentos, especificamente garrafões e outras embalagens usadas para envase de alimentos;

Regulamentos técnicos gerais e específicos sobre as boas práticas aplicadas às envasadoras de água mineral, água natural e água adicionadas de sais;

A importância das etapas de proteção do recurso hídrico, processo de tratamento da água captada e higienizações e controle de qualidade da água;

A importância de as empresas adotarem procedimentos para evitar a contaminação cruzada da água envasada no processo de fabricação;

Os principais testes que a empresa deve adotar nos controles de processo e do produto para garantir a qualidade e segurança da água envasada.

Ele encontra-se disponível no site do AVA VISA, no link https://aprendizagem.anvisa.gov.br/. As instruções para a inscrição estão disponíveis na página inicial.

A carga horária do curso é de 20 horas e ele é composto por videoaulas e materiais de apoio para leitura. Para obtenção do certificado é preciso concluir todas as atividades e a avaliação de aprendizagem disponível na  plataforma.

Para solicitar a chave de acesso ou qualquer dúvida pode ser esclarecida pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Florianópolis, 19 de dezembro de 2022.