Em dezembro de 2014, a Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina, por meio da Gerência em Saúde Ambiental (GESAM) e da Divisão de Riscos Ambientais (DRA), teve a iniciativa de implantar dentro da instituição o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), com o objetivo a redução do volume de resíduos enviados ao aterro sanitário, e o desenvolvimento de uma conscientização ambiental através da reeducação e construção de novos hábitos entre os colaboradores.
Para atingir as metas propostas pelo projeto, foram realizadas diversas ações, entre elas, destacam-se:
substituição dos copos plásticos por canecas de vidro;
uso de lixeiras contendo a segregação correta dos resíduos (plástico, papel, metal, vidro e orgânico);
redução do uso de papel toalha por meio da instalação de secadores de mãos nos banheiros;
utilização de composteira para aproveitamento e destinação correta do resíduo orgânico;
substituição do uso de bombonas de água mineral por purificadores de água para uso coletivo;
redução do uso de papel de forma na instituição;
capacitação contínua de todos os colaboradores para adesão aos novos hábitos propostos pelo projeto por meio da constituição de uma comissão LIXO ZERO;
Após realização de auditoria realizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil no dia 22 de novembro, a Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina alcançou a CERTIFICAÇÃO LIXO ZERO com índice de 92,9% de desvio de aterro. Cabe destacar que esta certificação foi realizada respeitando a metodologia baseada nos conceitos Lixo Zero, estabelecidos pela Zero Waste International Alliance (ZWIA).
A Gerência em Saúde Ambiental (GESAM), da Diretoria de Vigilância Sanitária/SUV/SES agradece a todos os colaboradores que tornaram essa conquista possível.
“Pequenas mudanças de hábitos reverberam em grandes mudanças de resultados” (Mychel Keppler).