Diretoria de Vigilância Sanitária participa de reunião sobre estratégias para enfrentamento das emergências em saúde

A Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVS), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), participou no dia 06 de março da primeira reunião do Grupo de Trabalho para Elaboração de Planos de Ação e Análise de Riscos da Saúde Estadual (GT-PARE). Instituído oficialmente pela PORTARIA CONJUNTA SES/SPDC Nº 116, de 27 de JANEIRO DE 2025, está sob responsabilidade do Gabinete do Secretário de Estado da Saúde.

O GT-PARE tem o objetivo de coordenar e desenvolver estratégias para enfrentamento das emergências em saúde, através da elaboração de planos de contingência padronizados. Para atingir os objetivos, o grupo é responsável por realizar análise de riscos e propor medidas preventivas e corretivas, elaborar planos de contingência para enfrentamento das emergências em saúde, considerando os diferentes tipos de desastres e estabelecer a governança e os atores envolvidos na operacionalização da resposta frente às emergências em saúde.

Além da DIVS, mais órgãos da SES participam do grupo, conforme descrito na Portaria. Os trabalhos foram coordenados pela Dra Cristina Pires Pauluci, Secretária Adjunta da SES, e como membros presentes da Superintendência de Vigilância em Saúde, participaram Dr. Fábio Gaudenzi de Faria, Superintendente, João Augusto Brancher Fuck, Diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica e Márcio Pacheco de Andrade, Diretor do LACEN/SC. Destaca-se ainda a participação como coordenadora dos projetos a servidora Michele Marcon Teles.

Conforme Arion Bet Godoi, Diretor da DIVS e membro do grupo, “na reunião ficou definido que o início dos trabalhos irá focar nos Planos de Contingência, fazendo um projeto piloto para implantação e verificação da sua eficácia. O piloto será iniciado no LACEN/SC e na Maternidade Darci Vargas, em Joinville”. Além do Diretor, a DIVS é representada no grupo pela servidora Francislaine Garcia dos Santos, que atua no VIGIDESASTRES, que é
coordenado pela Gerência em Saúde Ambiental (GESAM/DIVS). 

O VIGIDESASTRES é um programa ligado a Vigilância em Saúde dos Riscos Associados aos Desastres que propõe o desenvolvimento de ações contínuas no âmbito da saúde pública, com um modelo de atuação nas diferentes etapas de gestão do risco, com ações voltadas à redução da probabilidade de ocorrências, ao gerenciamento/manejo do desastre e a recuperação dos seus efeitos.

Sua abordagem no estado de Santa Catarina está voltada para minimizar o risco de exposição da população e dos profissionais de saúde às doenças e aos agravos decorrentes dos desastres, bem como, dos danos à infraestrutura de saúde, em função  destes. Prevê a elaboração de Planos de Preparação e Resposta para Emergências em Saúde Pública (PPR-ESP) com o intuito de delinear diretrizes, para que o Estado e os municípios catarinenses desenvolvam as próprias orientações de enfrentamento dos desastres. O PPR-ESP propõe o planejamento das ações de resposta e as medidas urgentes para o controle e a contenção dos eventos emergenciais, em tempo oportuno, de forma qualificada e cooperativa.

GTPARE site

Florianópolis, 14 de março de 2025

Mais informações
Portal SES - Saúde Estadual discute estratégias para enfrentamento das emergências em saúde

GESAM/DIVS - VIGIDESASTRES
48 3251-7966
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.