Diretoria de Vigilância Sanitária marca presença na Coletiva de Imprensa sobre ações de combate a Dengue
A Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVS), da Secretaria de Estado da Saúde (SES) participou no último dia 13 de dezembro da Coletiva de Imprensa referente às ações do Governo do Estado de Santa Catarina no combate a Dengue.
Representando a DIVS, a gerente da Gerência em Saúde Ambiental (GESAM), Ana Cristina Pinheiro do Prado, participou da Coletiva de Imprensa realizada no CIGERD, sede da Defesa Civil.
A Coletiva contou com a presença do Governador Jorginho Mello e das principais autoridades do Governo e da SES, sendo destaque o pronunciamento do Governador que pontuou os esforços do governo e o compromisso com a saúde, como também a apresentação realizada pela SES, realizada pelo Secretário Diogo Demarchi Silva, na qual citou as principais ações que vêm sendo realizadas ao longo de 2024 com objetivo de prevenção e mitigação da Dengue. Entre os pontos principais, estão as ações, oficinas e capacitações realizadas pelas Diretorias de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, compra e distribuição de equipamentos para diagnóstico e acompanhamento da evolução da doença para a medida do hematócrito às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) municipais, acompanhamento e capacitação das equipes do HEMOSC em auxílio aos municípios, entre outros investimentos significativos.
Criação de uma força tarefa
No que se refere às ações específicas, cabe destacar que no dia 11 de dezembro houve a formação da Força Tarefa de Combate a Dengue (e outras Arboviroses) a fim de serem realizadas ações conjuntas entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SC).
Os órgãos das forças de segurança estadual (polícia militar, científica e bombeiros) e a Superintendência de Vigilância em Saúde (Diretoria de Vigilância Sanitária e Epidemiológica) farão um Plano de trabalho com o objetivo de fortalecer as ações e as fiscalizações municipais dos locais com possíveis criadouros e proliferação do vetor.
A integração entre os órgãos estaduais e municípios demonstra o compromisso do governo catarinense com a saúde da população, garantindo que o estado esteja preparado para enfrentar mais esse desafio.
Ações da Diretoria de Vigilância Sanitária
Nesse contexto, a gerente Ana Cristina (GESAM/DIVS) destaca que “A DIVS atua ativamente na coordenação estadual das ações de combate a Dengue, promovendo ao longo de 2024 várias capacitações aos profissionais de vigilância epidemiológica (agentes de endemias) e de vigilância sanitária (fiscais sanitários), tanto das regionais de saúde como das Secretarias de Saúde dos municípios, capacitando mais de mil profissionais”.
As ações de combate à Dengue são de responsabilidade dos municípios, e as equipes estaduais capacitam e dão apoio às inspeções de locais, autuando e intimando para a adequação das irregularidades encontradas.