EVENTOS DO “ABRIL VERDE”

Chapecó - “IX SEMPAT - Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador”

Estão abertas até sexta-feira as inscrições para a IX SEMPAT - Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador. Neste ano a SEMPAT acontece no dia 18 de abril, junto com a programação do II Fórum em Saúde do Trabalhador. O evento inicia às 8h, no Centro de Cultura e Eventos Plinio Arlindo de Nes. A promoção é da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST Regional de Chapecó, com apoio da Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador e Trabalhadora - CISTT Chapecó e do Ministério Publico do Trabalho SC- MPT. O link de acesso para inscrição é link acesse.one/docs-forms-saudechapeco-sempat.

De acordo com a Coordenadora do CEREST, Michela Pertile, a SEMPAT 2023 tem como tema de debate a intoxicação exógena, por se tratar de um agravo de saúde de notificação compulsória no Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN. Segundo ela, o tema foi escolhido por abranger e ser relacionado aos ramos produtivos mais abrangentes em Chapecó e por envolver um perfil de trabalhadores chapecoenses: trabalhadores rurais; trabalhadores da limpeza e conservação; trabalhadores da construção civil, entre outros.

Joinville - “1º Encontro Municipal de Saúde e Segurança dos Trabalhadores”

A Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Macrorregião de Joinville (CEREST) promovem no dia 26 de abril (quarta-feira), às 19h, no Teatro Juarez Machado, o 1º Encontro Municipal de Saúde e Segurança dos Trabalhadores. O evento faz parte das atividades de conscientização sobre a segurança e a saúde no trabalho que estão sendo desenvolvidas durante todo o mês de abril em diversas cidades brasileiras. Essa programação é conhecida como Abril Verde.

O objetivo do encontro é lembrar as vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e conscientizar os trabalhadores sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Estão programadas palestra, apresentações e atividades interativas, que visam a estimular a reflexão e a troca de experiências sobre segurança e saúde no trabalho.

Podem participar trabalhadores de todas as áreas de atuação, sejam eles formais ou informais, que poderão contribuir com suas vivências e experiências, de forma a enriquecer ainda mais o debate sobre a segurança e a saúde no trabalho.

“A CIST e o CEREST estão trabalhando juntos para garantir que o encontro seja um sucesso e que atenda às expectativas dos participantes. Não percam essa oportunidade de participar de um evento tão importante para a conscientização sobre a segurança e a saúde no trabalho. Esperamos por vocês!”, convida a comissão organizadora.

As inscrições devem ser realizadas através do link:

INSCREVA-SE AQUI

Criciúma - “Campanha Abril Verde”

Abril é o mês de conscientização sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho. Para alertar sobre os riscos de acidentes, doenças ocupacionais e as formas de prevenção, a Administração Municipal, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), promoverá a Campanha Abril Verde em Criciúma. Até o fim do mês, serão realizadas ações para ressaltar a importância da segurança e saúde no trabalho em todo o município. Além disso, informações sobre a campanha estarão disponíveis para a população em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A primeira ação em alusão ao Abril Verde acontecerá neste sábado (15), das 9h às 12h, na Praça Nereu Ramos. Os profissionais do Cerest, junto à equipe do Núcleo de Promoção e Atenção Clínica à Saúde do Trabalhador (NUPAC-ST), da Unesc, orientarão a população sobre a importância da proteção no ambiente de trabalho, além de ressaltar sobre o auxílio prestado por Equipes de Proteção Individual (EPIs). Na próxima quinta-feira (20), os funcionários do Paço Municipal Marcos Rovaris participarão de atividades de relaxamento, dança, acupuntura e auriculoterapia, oferecidas pela equipe multiprofissional do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (NUPICS).

No dia 28 deste mês, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho, uma capacitação será realizada com a equipe do Cerest para gerentes da Rede de Atenção à Saúde (RAS), destacando a importância das notificações de acidentes de trabalho. O evento acontecerá no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris.

Mais informações, acesse o link: