Operação Rota da Fumaça apreende estoque de produtos irregulares usado em narguilés

whatsapp image 2023 05 10 at 18.18.03Na terça-feira, dia 09/05, ocorreu uma operação conjunta de fiscalização em uma empresa importadora de fumo de narguilé em Biguaçú.

A Vigilância Sanitária Estadual e a UDVISA da Grande Florianópolis participaram de uma ação que envolveu a ANVISA, a Receita Federal, a Polícia Federal, a Polícia Civil, a Polícia Científica, a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF-SC) e o Ministério Público. 

Durante a operação, a Receita Federal apreendeu cerca de 1,3 milhão de caixas de fumo para narguilé.

Quantidade correspondente a todo o estoque do produto que estava armazenado na empresa, totalizando o valor estimado de R$ 10 milhões em mercadorias com finalidade de descaminho (importação ou exportação de mercadoria lícita sem o recolhimento dos impostos devidos). 

Além disso, a ação identificou uma ampla quantidade de brindes promocionais nas instalações fiscalizadas, caracterizando material de propaganda, o que é proibido no Brasil para produtos fumígenos, de acordo com normas da Anvisa.

A operação foi desencadeada a partir de uma solicitação a esta Diretoria por parte da ANVISA com o objetivo de investigar denúncia de possíveis irregularidades nos produtos da empresa.

A Diretoria teve um importante papel promovendo a articulação com outros órgãos. Todos os envolvidos na ação estão apurando as irregularidades, conforme suas respectivas áreas de competência.

Ao final da ação foi realizada uma coletiva de imprensa nas instalações da Polícia Civil de Biguaçu.