Com o aumento da circulação de turistas no estado durante o verão, especialmente no litoral, o monitoramento da qualidade sanitária dos alimentos se torna essencial para garantir a segurança alimentar e proteger a saúde da população. Com esse objetivo, a Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina (DIVS/SC) realiza o Programa de Monitoramento da Qualidade Sanitária de Alimentos (PEMQSA-Verão). O foco da ação é avaliar o risco sanitário e monitorar as boas práticas de fabricação de alimentos mais comercializados durante a alta temporada no litoral do estado.
“Monitorar a higiene e a qualidade desses produtos é essencial para evitar problemas de saúde, como doenças gastrointestinais, que podem ser mais comuns devido ao aumento das temperaturas. O calor pode afetar a qualidade dos alimentos, acelerando o processo de deterioração, alterando as características de sabor, textura e valor nutricional durante o período de consumo”, explica a a chefe da divisão de alimentos da DIVS, Csele van de Sand.
Em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/SC), a ação inclui a análise dos seguintes produtos: açaí de bufê sem coberturas, água de coco refrigerada, água mineral 500ml, caldo de cana-de-açúcar, doces e sobremesas prontos para consumo , picolé de fruta, salgados assados e fritos pronto para o consumo (ex.: pão de batata, empadinha, empanados, coxinha, risolis, pastel), sorvetes de bufê, sorvetes embalados (com rótulo), gelo para consumo humano e polpas de frutas congeladas.
As coletas realizadas pelos fiscais das Vigilâncias Sanitárias municipais (VISA) iniciaram em novembro de 2024 e continuam até o mês de fevereiro. Caso o resultado seja insatisfatório, é solicitado que a VISA realize fiscalização no local de produção ou comércio, a fim de verificar as condições de produção, armazenamento e comércio do alimento. Além disso, são tomadas medidas administrativas junto à empresa produtora.
“Os resultados do monitoramento são de grande importância para a melhoria da qualidade dos alimentos produzidos e consumidos no litoral em Santa Catarina. Os laudos de análise de alimentos são utilizados pelo produtor para medidas corretivas e de aprimoramento das suas Boas Práticas de Fabricação, melhorias no armazenamento, preparo e distribuição, minimizando riscos de contaminação e intoxicação alimentar”, complementa Csele van de Sand.
O PEMQSA-Verão abrange os municípios do litoral catarinense, tais como: Barra Velha, Balneário Camboriú, Bombinhas, Camboriú, Florianópolis, Garopaba, Governador, Celso Ramos, Imbituba, Itapema, Laguna, Palhoça, Penha, Porto Belo e Tijucas.
A missão da Vigilância Sanitária é promover e proteger a saúde da população dentro das suas áreas de atuação. Sendo que no verão aumenta a circulação de pessoas no estado, principalmente no litoral, o monitoramento de alimentos e a fiscalização nos estabelecimentos é fundamental para manter a segurança e saúde dos consumidores.
> Confira nosso Boletim Informativo do Programa de 2023/2024
Canal de Denúncias
> Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina - Ouvidoria SES/SC
Maiores informações: https://www.saude.sc.gov.br/index.php/pt/component/content/article/vigilancia-sanitaria-intensifica-monitoramento-da-qualidade-de-alimentos-no-verao-em-santa-catarina?catid=84&Itemid=101
Silvestre Aguiar
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail:
Florianópolis, 29 de janeiro de 2025