A Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina (DIVS) realizou, no dia 13 de novembro de 2025, a Oficina de Pactuação em Vigilância Sanitária na Macrorregião do Meio Oeste, reunindo as equipes das Unidades Descentralizadas de Vigilância Sanitária (UDVISAs) de Concórdia, Joaçaba e Videira, além de representantes dos municípios da região, dos Coordenadores das Comissões Intergestores Regionais (CIR), do Secretário da Administração municipal representando o prefeito de Joaçaba e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS/SC). O encontro contoua inda com ampla participação dos gestores municipais, fortalecendo a troca de experiências e o alinhamento entre os diferentes níveis de gestão.
O encontro faz parte do ciclo de oficinas promovido pela DIVS em todo o Estado, que tem como foco informar, qualificar e alinhar o processo de pactuação das ações de Vigilância Sanitária, conforme as diretrizes estabelecidas na Constituição Federal, na Lei Orgânica de Saúde, nos critérios da Deliberação CIB nº 032/2024 e na Resolução Normativa nº 01/2025/SES/DIVS, que redefine a classificação de risco sanitário em Santa Catarina.
Ao longo da oficina, foram discutidos aspectos práticos da nova metodologia de pactuação, o papel das regionais no apoio técnico e no acompanhamento das ações municipais, e a importância da corresponsabilidade municipal na gestão e execução das atividades de vigilância sanitária no estado de Santa Catarina.
A equipe técnica da DIVS conduziu os debates e apresentou o sistema informatizado que será utilizado como ferramenta para operacionalizar e acompanhar as pactuações, reforçando o compromisso da Diretoria com a transparência, a descentralização e o fortalecimento da gestão compartilhada no âmbito da Vigilância Sanitária no Estado. As oficinas macrorregionais seguem acontecendo até dezembro, contemplando todas as regiões do Estado e consolidando uma rede mais integrada e fortalecida de Vigilância Sanitária em Santa Catarina.
