CAPS

 

Os Centros de Atenção Psicossocial - CAPS nas suas diferentes modalidades são pontos de atenção estratégicos da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial): serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial e são substitutivos ao modelo asilar.

MODALIDADES

CAPS I: Atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 15 mil habitantes.

CAPS II: Atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes.

CAPS i: Atendimento a crianças e adolescentes, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes.

CAPS ad Álcool e Drogas: Atendimento a todas faixas etárias, especializado em transtornos pelo uso de álcool e outras drogas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes.

CAPS III: Atendimento com até 5 vagas de acolhimento noturno e observação; todas faixas etárias; transtornos mentais graves e persistentes inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 150 mil habitantes.

CAPS ad III Álcool e Drogas: Atendimento e 8 a 12 vagas de acolhimento noturno e observação, funcionamento 24h, todas faixas etárias, transtornos pelo uso de álcool e outras drogas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 150 mil habitantes.

Setor Responsável:

Centro de Atenção Psicossocial I (CAPS I)
  • Formulário de Petição (site da DIVS), (classe do serviço código 16112)
  • Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ (jurídica)– cópia atualizada
  • Relação dos profissionais que desenvolvem as atividades, conforme serviço prestado- cópia
  • Declaração do responsável técnico, perante a Vigilância Sanitária – cópia
  • Certificados de responsabilidade COREN/SC da Enfermeira Responsável – cópia
  • Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) de acordo com a legislação sanitária vigente, cópia
  • Lista dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), Nutrição, Farmácia, Limpeza, psiquiatria e outros
  • Certificado de limpeza da Caixa D’água, por empresa especializada, cópia
  • Certificado de controle de pragas e Vetores, por empresa especializada, cópia
  • Alvarás do Corpo de Bombeiro, cópia
  • Relação de orientação e/ou comprovante de vacinação dos Colaboradores, cópia
  • Alvará Sanitário anterior (no caso de revalidação), cópia
  • Alvará de Funcionamento emitido pela Prefeitura