Laboratórios de Células Progenitoras Hematopoiéticas e outros

 

Compreendem:

Laboratório/Centro de Processamento Celular (CPC);
Laboratório de Processamento de Células Progenitoras Hematopoiética de Medula Óssea (CPH-MO) e de Sangue Periférico (CPH-SP) e os Centros de Tecnologia Celular (CTC)

Estabelecimento que possui infraestrutura física, equipamentos, técnicas e recursos humanos, podendo ter como atribuições a captação e seleção de Doadores, incluindo a triagem clínica, social, física e laboratorial, a coleta, identificação, transporte, avaliação, processamento, Acondicionamento, armazenamento e disponibilização de células de origem humana ou Produtos de Terapias Avançadas para Uso Terapêutico, podendo ainda fornecer células ou Produtos de Terapias Avançadas para pesquisa, ensino, treinamento, controle de qualidade ou Validação de processos.

Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário de uso Alogênico – Público (BSCUP)

É o sangue que permanece na placenta e na veia umbilical após o nascimento do bebê. São os serviços responsáveis pelos processos de obtenção, realização de exames laboratoriais, processamento, armazenamento e fornecimento de células-tronco hematopoiéticas de sangue de cordão umbilical e placentário para uso terapêutico (uso alogênico não-aparentado). Nos bancos públicos, as células poderão ser utilizadas por qualquer pessoa desde que haja compatibilidade

Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário de uso Autólogo – Privado (BSCUPA)

É o sangue que permanece na placenta e na veia umbilical após o nascimento do bebê. São bancos que guardam as células-tronco do sangue de cordão para uso próprio (transplante autólogo) no futuro, caso ocorra necessidade. Nestes bancos, todos os custos são dos pais contratantes do serviço.

A Diretoria de Vigilância Sanitária é responsável pela inspeção, monitoramento, orientação e emissão de documentos relativos ao controle sanitário destes serviços de saúde.

Com o objetivo de facilitar o acesso e a compreensão do estoque regulatório na área, disponibilizamos no link abaixo a Biblioteca de Sangue, Tecidos, Células e Órgãos, documento que reúne todas as normas federais vigentes, divididos por temas.