Saúde do Trabalhador

 

A Saúde do Trabalhador é o campo da Saúde Pública que tem como objeto de estudo e intervenção as relações produção-consumo e o processo saúde-doença das pessoas e, em particular, dos (as) trabalhadores (as). Neste campo, o trabalho pode ser considerado como eixo organizador da vida social, espaço de dominação e resistência dos (as) trabalhadores (as) e determinante das condições de vida e saúde das pessoas. A partir dessa premissa, as intervenções devem buscar a transformação dos processos produtivos, no sentido de torná-los promotores de saúde, e não de adoecimento e morte, além de garantir a atenção integral à saúde dos (as) trabalhadores (as), levando em conta sua inserção nos processos produtivos.

Pactuação da Área de Saúde Do Trabalhador /SC – Vigilância Sanitária

A Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) é um dos componentes do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde. A VISAT compreende uma atuação contínua e sistemática, ao longo do tempo, no sentido de detectar, conhecer, pesquisar e analisar os fatores determinantes e condicionantes dos agravos à saúde relacionados aos processos e ambientes de trabalho, em seus aspectos tecnológico, social, organizacional e epidemiológico, com a finalidade de planejar, executar  avaliar intervenções sobre esses aspectos, de forma a eliminá-los ou controlá-los.

Principais Atribuições da Gerência de Saúde do Trabalhador - GESAT/DIVS:

1. Planejar, coordenar, apoiar e desenvolver estratégias de organização e gestão do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador da Grande Florianópolis com vistas à descentralização das ações de Saúde do Trabalhador em toda a rede SUS na macrorregião de saúde.

2. Coordenar, monitorar e avaliar as ações de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora previstas no Plano Estadual de Saúde e demais instrumentos de planejamento, monitorar indicadores epidemiológicos e de gestão relativos à Saúde do Trabalhador na macrorregião de saúde da grande Florianópolis.

3. Realizar a análise da situação de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no Estado, definindo diretrizes para a elaboração do planejamento regional integrado e execução de projetos estratégicos de interesse à saúde dos (as) trabalhadores (as) em âmbito regional, de acordo com o perfil produtivo e análise de situação de saúde dos (as) trabalhadores (as), em articulação com as demais instâncias da RENAST.

4. Prestar apoio institucional aos técnicos e gestores de outras instâncias da rede regional de saúde para organização das redes de atenção à saúde e instituição das linhas de cuidado; capacitação dos profissionais para aplicação de protocolos e orientações técnicas relativas à prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de trabalhadores (as) com agravos e doenças relacionados ao trabalho.

5. Promover a integração e articulação da VISAT nas demais instâncias da Vigilância em Saúde, tendo como base as diretrizes das Políticas Nacionais.

6. Definir, as Referências Técnicas em Saúde do Trabalhador necessárias para o desenvolvimento das ações de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no âmbito regional.

7. Colaborar com o processo de formação e de qualificação em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora para o controle social, em articulação com os Conselhos de Saúde.

8. Desenvolver estratégias de comunicação e elaborar materiais para divulgação de informações de interesse da saúde dos trabalhadores.

9. Participar da pactuação para a implementação de ações, serviços e procedimentos inseridos nos instrumentos de planejamento e gestão do SUS.

 

As atribuições das VISAS MUNICIPAIS relacionadas a área de atuação da Saúde do Trabalhador são: 

  1. Realizar o cadastro e inserir a inspeção de VISAT no SISTRA - Sistema de Informação em Saúde do Trabalhador - dos postos de revenda de combustíveis à varejo.
  1. Realizar fiscalizações de vigilância em saúde do trabalhador dos processos e ambientes de trabalho, utilizando as técnicas de dimensionamento e análise do gerenciamento dos riscos, da ergonomia contemporânea e demais disciplinas que contribuem na compreensão das relações trabalho/adoecimento/saúde.

VER CONTATOS DOS CERESTs-SC

Setor Responsável:

 
SAÚDE DO TRABALHADOR