GESTÃO DA QUALIDADE

 

O que é a Gestão da Qualidade?

A Gestão da Qualidade está associada à visão sistêmica, à melhoria contínua e sucessiva dos produtos e serviços ofertados pelas organizações, sempre com foco nas necessidades da população alvo. Compreende princípios, metodologias e ferramentas essenciais para imprimir os padrões de qualidade esperados, com avaliação/controle contínuos e sistemáticos sobre os resultados obtidos, monitoramento das percepções dos usuários sobre o produto/serviço fornecido, com identificação das discrepâncias e investigação das causas, sendo adotados os mecanismos adequados para a sua melhoria. Na busca pela Qualidade no serviço público, o estilo da gestão é participativo, com atitude gerencial de liderança que reconhece a capacidade e o potencial diferenciado de cada um e conta com a cooperação das pessoas, a fim de conseguir a sinergia das equipes de trabalho e a harmonização dos interesses individuais e coletivos, produzindo respostas rápidas às novas demandas dos usuários, combatendo o desperdício de recursos e adaptando-se rapidamente às mudanças.

Quando e como a DIVS se inseriu nesse processo?

Com vistas à qualificação da gestão, a DIVS aderiu em 2012 ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GesPública, Programa nacional que apoia as instituições na promoção da gestão pública de excelência, sendo implantado na instituição, a partir de então, uma política pública ainda mais fundamentada nas necessidades do cidadão. A partir dessa adesão, com ampla participação dos servidores da instituição, foi realizado um diagnóstico e estabelecidas metas para a melhoria da qualidade dos serviços prestados, sendo definida como principal diretriz a instauração de um Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ na DIVS. Em 2013 iniciaram-se as qualificações dos servidores com relação aos princípios gerais da Gestão da Qualidade e foi publicada a Portaria DIVS 001/2013, que implantou o SGQ e instituiu também o Comitê de Gestão da Qualidade - CGQ (instância deliberativa) e o Núcleo de Gestão da Qualidade - NGQ (instância propositiva e apoiadora do processo). Foram redefinidos os processos de trabalho, com planejamento das ações baseado em evidências (informações/denúncias), sob a premissa de ofertar melhores serviços a todos os que prescindem das ações de vigilância sanitária para obterem maior qualidade de vida e saúde, e passou-se focar em resultados.

Como vem funcionando a Gestão da Qualidade na DIVS?

Ao incorporar a Gestão da Qualidade como diretriz norteadora, a DIVS passou a realizar análises sistemáticas sobre os seus processos de trabalho, ouvindo a população e até mesmo o setor regulado no processo de levantamento de problemas, planejando suas ações com base no risco a que a população se vê exposta. O processo formal se iniciou com a estruturação do Manual da Qualidade e a elaboração dos Procedimentos Operacionais Padrão – POPs do NGQ que serviriam para apoiar os demais setores da instituição na produção de documentos. O Manual da Qualidade representa o compromisso institucional com os seguintes fundamentos:

  • Satisfação do Usuário; 
  • Envolvimento de todos na formulação das políticas; 
  • Gestão Participativa; 
  • Gerenciamento dos processos de trabalho; 
  • Valorização das pessoas; 
  • Constância de propósitos com base em princípios éticos; 
  • Melhoria contínua; 
  • Gestão proativa; e 
  • Comprometimento das lideranças.

Para a elaboração de POPs respectivos, as áreas redefinem seus processos de trabalho, com base nos pressupostos básicos da Gestão da Qualidade, e descrevem esses processos em documentos que são validados e encaminhados para aprovação pelo CGQ. Os POPs aprovados são controlados sistematicamente pelo NGQ e através de auditorias realizadas para a verificação do cumprimento dos processos estabelecidos (levantamento de não conformidades), sendo definidas e aplicadas as correções pertinentes.

Principais Atividades:

  • Elabora, junto com os diversos setores da DIVS, os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) e demais documentos do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) que serão encaminhados para aprovação do Comitê Gestor da Qualidade (CGQ);
  • Acompanha a efetivação do SGQ, promovendo reuniões sistemáticas de análise crítica e repassando as oportunidades e ameaças identificadas ao Comitê Gestor da Qualidade para discussão e deliberação sobre as mudanças que se fizerem necessárias;
  • Promove e acompanha o processo de padronização de processos de trabalho por meio de treinamento nos diversos setores.
  • Promove e acompanha os processos de auditorias internas e externas;
  • Monitora a implementação de ações para corrigir ou mitigar não conformidades;
  • Assegura a aprovação, divulgação e rastreabilidade dos documentos do SGQ;
  • Propõe estratégias para a manutenção contínua do Sistema de Gestão da Qualidade na DIVS.

Setor Responsável: